O BAÚ DAS LETRAS

Livros, Leituras e muito mais...

quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

Sobre a Leitura...

Lembro-me que tirei notas de um texto que li sobre mediadores da leitura e do seu papel, onde se afirmava que a leitura para além de não ser um hábito, não é gosto, nem prazer. É uma necessidade, por ser um bem cultural e social. Ensina-se, aprende-se e, acima de tudo contagia-se.
"[...] Mas como se constituiria a necessidade de leitura? Para Bourdieu e Chartier a leitura e a escrita são prácticas eminentemente culturais, construídas nas tramas das redes sociais, e a necessidade de leitura e de escrita apenas se constitui quando estas adquirem valor social, quando se transformam num bem cultural valorizado pelo grupo. Portanto, segundo estes autores, o acto de ler não se dá por si mesmo, a leitura é um consumo cultural entre tantos outros e, como tal, é históricamente variável e produto das condições nas quais nos constituímos como leitores”.

Coloco o texto entre aspas porque apesar de não ser a citação exacta, na medida que não encontro a fonte, e que, na altura, abreviei algumas frases e transformei palavras, não foi escrito por mim.

Paula Ferreira

Sem comentários:

Enviar um comentário