O BAÚ DAS LETRAS

Livros, Leituras e muito mais...

quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

Truques para incentivar as crianças à leitura

Infelizmente ouvimos , com certa frequência , crianças de 6, 10, 12 anos a dizer que detestam ler. O escritor e ensaísta Rolande Causse ensina alguns truques que pretendem introduzir as crianças no maravilhoso e fascinante mundo da leitura. Passo, assim a enunciar algumas das astúcias para os pôr a ler:
Objecto livro: É preciso que eles tenham prazer em virar a página e descobrir as imagens. Por que não oferecer um livro de fotografias, um albúm de história, qualquer livro que tenha imagens atractivas.
Literatura e gulodices: Para organizar em casa: associar livros e divertimentos. Convidam-se amigos, fazem-se os petiscos que eles mais gostam e cada um lê um bocado de um livro à sua escolha.
Eles escolhem ... nós lemos: Na livraria, têm carta branca para escolherem um livro. De regresso a casa lemos-lhe o livro ... com entoação, graça, teatrialidade. Isto também funciona com os crescidos. Miraculosamente, ao virar uma página eles pegam no livro para dizerem: " Agora eu continuo sozinho."
Era uma vez ... Jogos de vídeo, desenhos animados japoneses ...esta é uma geração que nasceu num banco de imagens. Deste modo, não devemos esquecer os contos tradicionais, pois fornecem metáforas, personificações literárias que os vão ajudar na construção do imaginário e que os os hão-de levar a outros tipos de leitura.
Companheiro indispensável: Vão almoçar fora ao jardim ou esplanada: " Trouxeste o teu livro?" O livro deve passar a ser o novo companheiro, o objecto de transição - `semelhança dos ursos de peluche, ou qualquer outro brinquedo. Note que este hábito deve ser criado desde o berço.

Sem comentários:

Enviar um comentário