O BAÚ DAS LETRAS

Livros, Leituras e muito mais...

segunda-feira, 30 de maio de 2011

Professora do CIV vence Prémio Revelação de Literatura para a Infância da APE

A professora de Português Cidália Ferreira Bicho venceu, em ex-aequo, com Palmira Baptista e Vera de Vilhena, o Prémio Revelação - Literatura para a Infância e Juventude, da Associação Portuguesa de Escritores (APE). A decisão foi tomada por unanimidade por um júri composto por Alice Vieira, Cristina Norton, Rui Cardoso Martins e presidido por José Correia Tavares, entre 23 concorrentes.

O Colégio Internacional de Vilamoura é conhecido pelo seu modelo de educação e pelos resultados alcançados nas mais diversas áreas científicas e culturais pelos seus alunos e professores ao longo de várias gerações.
O incentivo para colocar em livro estas e muitas outras histórias que tem vindo a desenvolver de há uma década para cá tinha já sido lançado por colegas e alunos com os quais as partilha. Mas só este ano Cidália Ferreira Bicho decidiu apresentar o seu trabalho original a concurso.
O interesse pelos contos não é de hoje. Cidália Bicho tem feito muita investigação nesta área ao longo da sua carreira e no âmbito dos projectos em curso no CIV. “Os contos tradicionais fazem parte da minha infância e das minhas raízes. A leitura e a escrita só acontecem mais tarde na escola e com o precioso, quase mágico, incentivo da Biblioteca Itinerante da Fundação Calouste Gulbenkian”. O seu pequeno livro As três fortunas do Lobo Lobão e outros contos tradicionais será publicado pela Editora Babel, em parceria com a Associação Portuguesa de Escritores, tal como os contos Carrossel de Sonhos, de Palmira Baptista e Coisandês, de Vera Vilhena.

Este prémio surgiu em 2009 e é o único da APE que não acarreta uma recompensa monetária, significando apenas a publicação dos textos e o pagamento de direitos de autor.

Sem comentários:

Enviar um comentário