O BAÚ DAS LETRAS

Livros, Leituras e muito mais...

segunda-feira, 16 de maio de 2011

MAIS UMA CASA DOS LIVROS NA INTERNET PARA MIÚDOS E GRAÚDOS


 CATA-LIVROS


“O Projecto Cata-Livros é o novo site e o prolongamento do projecto Casa da Leitura da Fundação Calouste Gulbenkian. Destina-se a ser utilizado por crianças e jovens, no qual poderão encontrar jogos on-line e animações de livros para descobrirem autonomamente o gosto pela leitura.

O site Cata Livros é animado por uma equipa que inclui João Paulo Cotrim, Fernandina Fernando, Elsa Serra e Mariana Sim-Sim David, entre outros, e dirigido aos leitores iniciais e medianos (sensivelmente, dos 8 aos 12 anos). Foi construído a partir da metáfora de uma casa, com as suas salas e saletas, cantos e recantos, caves e sótãos, e que levam títulos como “Salão Salamaleque”, “Janela de Papel” ou “Cozinhório & Laboratinha”. O mocho, ícone carismático da CASA DA LEITURA, ganha como parceiro um corvo, e ambos servem de cicerones na aventura em que se transformará a leitura”.

“Entrar no Cata Livros é entrar numa casa assombrada pelo “espírito” dos livros: há robots e seres estrambólicos, peixes a saltar dos buracos de uma mesa de snooker, um quadro vivo, entre muitas outras experiências surreais. E, depois, há livros, entrevistas a autores, breves filmes de animação, propostas de actividades e quebra-cabeças, espalhados pelas seis divisões da casa, que o leitor-jogador terá que descobrir.

Todos os meses há um novo tema e, dentro desse, um livro em destaque e, pelo menos, 19 outros abordados de formas diferentes. O livro do mês está no “Salão Salamaleque”, onde o utilizador pode folheá-lo, ouvi-lo em voz alta, assistir a uma animação inspirada na história e resolver jogos relacionados com o livro. Os restantes encontram-se na “Janela de Papel”. O mês de abertura do Cata-Livros (Abril) foi dedicado a “Histórias de Bichos Estranhos”, e as honras do “Salão Salamaleque” estiveram a cargo de “Estranhões e Bizarrocos”, de José Eduardo Agualusa, o qual cede, agora, lugar a “O Rapaz que Sabia Voar”, de Alexandre Honrado, inserido no tópico “Viagens”.

No “Cozinhório” & “Laboratinha”, os leitores podem intrometer-se nas histórias, através de desafios como tirar uma fotografia representativa de determinada personagem, re-escrever uma parte do livro ou mesmo ilustrá-lo. E, tal como todos os livros são arrumados na “Janela de Papel”, também as respostas dos leitores aos desafios permanecem alojadas no “Cozinhório” & “Laboratinha”, resultando numa espécie de biblioteca pessoal de textos e imagens.

No início do próximo ano letivo, a equipa vai viajar por escolas e bibliotecas, de norte a sul do país, para divulgar a nova morada da literatura infanto-juvenil”.

In: Jornal de Letras, de 4 a 17 de Maio de 2011

E após esta clara e motivadora explicação resta-nos mesmo é ir, de mansinho, explorar esta extraordinária casa de tanto feitiço e novidade. Não percamos tempo e entremos, então, por http://www.catalivros.org/




Sem comentários:

Enviar um comentário